Escrever é uma arte...
![]() |
| Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/ |
Dentre as diversas obras de arte, encontramos a escrita; que, se usada no mais belo de si, pode transmitir do interlocutor ao leitor, a comunicação da mensagem que se deseja passar.
Porém, muito além de só ser alfabetizado, precisamos nos aprofundar no nosso cotidiano, no letramento, ou seja, no entendimento e no aprofundamento daquilo que se encontra no texto de forma explícita e/ou implícita. Seja escrevendo, seja como leitor.
Para que não haja este enfadonho analfabetismo funcional que anda circulando por aí; são necessários os contínuos estudos nas mais diversas áreas, assim como da Língua Portuguesa como um todo: Gramática; Literatura; Interpretação de Texto; Produção de Texto; enfim, mergulhar nesta arte cotidianamente.
A intenção aqui, é a de motivar aqueles que desejam, a desfrutar daquilo que a Língua tem de melhor e desmistificar aos poucos, o quão "impossível" é aprendê-la. Mas, muito pelo contrário, que é possível a todos. Bastar querer e se dedicar como puder...
Então, a primeira dica que se segue, é sobre a Produção de Textos. Neste caso, sobre a Dissertação (ao que me parece, o modelo de redação mais cobrado nas escolas, universidades, concursos e diversos exames).
Composta basicamente por Introdução, Desenvolvimento, Conectivos e Conclusão.
1. Introdução: É o parágrafo inicial, ou seja, aquele que apresentará os assuntos centrais daquilo que será desenvolvido no corpo do texto.
- O...é fundamental...
- Pode-se afirmar que...
- É notória a percepção de...
- Muito tem se discutido na atualidade...
- Em meados do século...
- Pode-se perceber...
- Em consequência deste fato...
- Nota-se portanto,...
- Convém ainda lembrar...
- Outro fator importante...
- No entanto...
- Todavia/Contudo...
- Tendo em vista os argumentos apresentados...
- Em virtude dos fatos mencionados...
- Diante do exposto...
- Levando em consideração...
